quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Crianças Índigo



Tem uma teoria da psicologia que alega que as crianças nascidas da década de 80 pra cá - a chamada geração Y - teriam uma atividade cerebral diferenciada, marcada por impulsividade, desatenção e hiperatividade.

Essas crianças seriam revolucionárias e questionadoras, com um nível elevado de inteligência e criatividade, tornando-se desafiadoras até para a educação dos pais.

Essa teoria foi incorporada pelo Espiritismo, que diz que estas crianças seriam espírtos mais elevados e exilados da estrela plêiade Simone.

Supostamente nesta estrela vivem espíritos mais iluminados, mais especificamente de uma luz azul (blue jeans), de matéria mais fluídica. Quando a estrela passou por sua última transição, espíritos que não poderiam mais acompanhar a evolução espiritual de Simone vieram a Terra, carregando consigo também a missão de uma quebra de paradigmas capaz de levar o planeta a uma nova fase de evolução - de planeta de expiação para de regeneração - e preparar as pessoas para entrar na faixa de iluminação de Simone.

A partir de 21/12/2012, dizem os médiuns que vem recebendo mensagens dos Emissários de Luz, a Terra estará absolutamente imersa na luz de Simone e ali ficará pelos próximos 2.000 anos, regenerando-se. (como eu queria poder viver mais 2.000 anos!!!)

Por conta dessa iluminação azul de suas auras, esses espíritos são chamadas de crianças índigo.

Mas a parte mais impressionante dessa teoria pra mim é a que trata das crianças cristal. Segundo estudiosos da Doutrina e da psicologia, essas crianças estão nascendo agora em nosso planeta, e tem características ainda mais marcantes. Tem dificuldade para aprender a falar, pois seu aparelho fonador seria muito diferente daquele trazido de suas outras encarnações, são muito mais calmas do que as índigo e tem personalidade pacificadora. Sua aura tem uma cor cristalizada, demonstrando sua evolução espiritual ainda maior, e sua presença é harmonizadora.

Por conta de sua dificuldade de assimilar sua encarnação em uma matéria mais "pesada" como a da Terra, algumas destas crianças são acometidas de autismo e/ou Síndrome de Asperger.

Sabemos que na vida na Terra lidamos com nossa condição de TDAH com medicação, na maioria das vezes. No entanto, o posicionamento de alguns espíritas em relação a isso é um pouco decepcionante pra mim. Alguns são contra o uso de medicação. Mas isso já é papo pra outro post.

Até lá, deixo vocês com o discurso dessa menina que provavelmente nasceu na década de 80 e tem muita coisa pra dizer. Tanto que foi falar na ONU tudo o que ela pensava.


7 comentários:

  1. Olá, Avoada, esse é realmente um assunto polemico e muito interessante, também ando pesquisando a respeito e como adepto da doutrina espirita percebo a divergência de pensamentos a respeito do tema, ha uma corrente entre espiritas, inclusive alguns bem conhecidos no meio como Divaldo Franco, que defendem essa ideia dos índigos (termo criado por um casal espiritualista norte americano)serem espíritos diferenciados com característica especificas em sua maioria TDAHs, bom sabemos quem muitas das nossas características não são tao evoluídas assim, para sermos espíritos mais evoluídos, como tbm possuímos percepções, sensibilidade, hiperfoco mais aguçados que a maioria e que nos fazem diferentes, e claro que existem casos e casos, no entanto uma outra corrente espirita como Heloisa Pires, (filha de Herculano Pires)e Richard Simonetti defendem uma linha mais ponderada a respeito dos Índigos e dos TDAHs, a filosofia espirita nos ensina que as migrações planetárias existem assim como ocorreu com os CAPELINOS que deixaram suas marcas e lendas como a Atlântida os Egípcios e outros povos antigos, a terra neste terceiro milênio já entrou nesta transição natural para um mundo de regeneração deixando aos poucos as expiações e provas, porem eles se baseiam nas explicaçoes dadas no livro dos espiritos e que eu tambem acho mais sensata, a respeito dos transtornos mentais em boa parte serem consequências de excessos cometidos em vidas pretéritas no campo da inteligencia sendo assim na vida presente sofrendo falhas no que no passado usamos demais, como um freio que se usa em excesso por causas não tao nobres, e nesta existência quando precisamos deste freio ele por vezes nos falta nos deixando sujeitos aos impulsos do corpo físico (nos falta o tal filtro) não deixando de ser uma grande provação para o nosso próprio auto controle, mas não nos esquecemos que por ser algo muito subjetivo ha casos e casos, sejamos bem racionais como a própria doutrina espirita é.
    Parabens pelo tema postado Avoada é um assunto fascinante mente e espiritualidade e desculpe por me prolongar tanto um grande fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. A respeito da medicação o espiritismo não e contra, ele apoia o uso, porem a medicação só atenua os sintomas mas não resolve de fato a causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocações muito bemvindas, Evandro!
      Não pensei que esse tópico traria tantas controvérsias mas você não faz ideia de como repercutiu no Facebook! Quer dizer, pra mim aquilo foi muito! E divergente!
      Mas enfim...hahaha...voltando ao ponto.
      Sabia que este era um assunto polêmico pois, como você bem colocou, dentro da própria doutrina espírita temos corrente dissidentes. Eu mesma só entrei em contato com esta teoria porque a casa que frequento agora é muito adepta das opiniões do Divaldo.
      Obviamente esta teoria não explicaria por completo o assunto exílio, tão bem explanado em Os Exilados de Capela e no próprio Livro dos Espíritos. Quando escrevi esse textículo, baseada em pesquisas que realizei online, não tinha a mínima intenção de ensinar nada a ninguém, até porque não me considero tão sábia pra isso! Minha intenção principal era informar a respeito de teorias alternativas e associadas com o tema principal do blog que coadunassem também com a minha inclinação filosófica.
      Acima de tudo, minha vontade era instigar a curiosidade dos leitores e acredito que em um ou outro isso aconteceu e me deixou muito feliz! Outras pessoas me mandaram relatos de identificação, emoção e de esperança, algo que me trouxe satisfação imensa!
      Meu namorado, por exemplo, é absolutamente descrente de algumas teorias sustentadas por algumas correntes doutrinárias dentro do Espiritismo. Embora ele ache muito interessante, desconfia de assuntos como crianças índigo e de algumas passagens de alguns livros. Ele não aceita a ideia de um simples aeróbus! rsrs Sempre respondo pra ele que pode ser que não seja verdade, mas não seria maravilhoso se fosse? Às vezes acreditar em algo estrambólico nos faz termos fé nas coisas mais simples.
      Mas mal sabe meu namorado que desconfiando assim ele acaba fazendo aquilo que todo mundo, espírita ou não, deve fazer: ser crítico. Tudo o que vemos, ouvimos e LEMOS deve ser submetido a um julgamento crítico, de acordo com a Doutrina e a nossa própria subjetividade. Afinal, crença é relativa, individual e subjetiva.
      Agradeço muito sua participação tão valiosa e espero te ecnontrar por aqui mais vezes!
      E claro, obrigada pelo apoio!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Ah, e perdoe se fui tão prolixa! Acho que escrevi ainda mais que no texto original! Ahuahuahauhaua!

    ResponderExcluir
  4. Olha eu de novo: quanto à medicação, em minhas pesquisas online encontrei a opinião de alguns (não todos, não quero generalizar jamais), porém muitos espíritas que se opõem à medicação para TDAH, inclusive "seguidores" de Divaldo Franco, dizendo que a medicação estaria apenas restringindo a criatividade e o potencial dessas pessoas. Mas essa perspectiva que você apresentou, ao colocar que o TDAH seria um reflexo de um mau uso psíquico no passado e que seria uma espécie de teste para nós, um obstáculo a ser resignadamente transposto, como bons espíritas que queremos ser, é muito positivo e faz ainda mais sentido pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Pra quem estiver interessado em uma abordagem diferenciada sobre esse tema mais polêmico que mamilos infantis alheios, segue um link muito interessante que encontrei: http://www.espiritismo.cc/criancasindigo.pdf
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Vou dar uma olhada neste link, adoro essas coisas! rsrsr.ate...

    ResponderExcluir

Avoadinhos queridos, não sou psicóloga nem psiquiatra. Sou só mais uma TDAH latinoamericana, que já leu muito a respeito e está aprendendo mais sobre si mesma. Coloquem suas dúvidas e eu responderei dentro do que sei e indicarei quem sabe responder melhor, OK?!

Palavras amigas e até mesmo críticas são bem recebidas pela casa ;)

Obrigada!

Talvez você goste de...

Tags

ABDA (4) academia (2) acordar (1) adolescência (1) agressividade (2) álcool (1) alimentação (1) android (1) anjo da guarda (1) ano novo (1) ansiedade (6) antidepressivos (2) apertar dentes (1) aplicativos (2) arte (2) asperger (1) astrid (2) atrasos (1) autismo (1) autoboicote (1) autoconhecimento (1) autosabotagem (1) banho (1) bau (2) bebida (2) benfeitoria (1) benjamin franklin (1) bispo do rosário (1) blog (3) bruxismo (1) bula (1) bullet journal (1) bulletjournal (1) casa (1) causos (1) celular (2) cérebro (4) ciclotimia (1) cocaína (1) colônia Juliano Moreira (1) como eu me sinto quando (1) comorbidades (1) contato (1) cotidiano (22) cozinha (2) crianças (1) crianças cristal (1) crianças índigo (1) crise (1) dança (2) daniel radcliff (1) dda (1) dentes (1) depressão (3) desatento (3) dgt td (1) dica (2) direito (1) disforia (1) dispraxia (1) distmia (2) distração (3) divagar (1) divaldo franco (1) dívidas (1) dor (1) dorgas (1) dormir (1) drogas (1) efeitos colaterais (3) eleições 2014 (1) escola (1) espiritismo (4) esquecimento (5) estimulantes (1) estrutura externa (3) estudos (2) evernote (1) Exercício (1) exercícios (3) facebook (1) faculdade (1) festa duro (1) foco (1) forbes (1) fórum (1) gardenal (1) gerenciamento de tempo (4) gestor de tarefas (2) google (1) grupo de ajuda (1) gtasks (1) hallowell (2) Hariel (1) harry potter (1) hiperatividade (2) hiperativo (3) hiperfoco (1) Hospício Pedro II (1) impulsividade (1) infância (1) insensata (1) insônia (3) ioga (2) Joanna de Ângelis (1) jogos (1) kátia cega (1) leitura (1) link (2) listas (3) literatura (1) livro (9) loucura (1) lumosity (3) maconha (1) Maksoud (2) mandíbula (1) mau-humor (1) medicação (11) meditação (4) meme (6) memes (1) memória (1) metilfenidato (1) métodos (5) mitos (9) mostra (1) não está sendo fácil (1) neurofeedback (1) notícia (1) o ciclo da auto-sabotagem (1) organização (6) party hard (1) paulo mattos (2) pesquisa (1) Pinel (1) poesia (1) posts (1) Produtividade (1) psicologia (1) ranger dentes (1) reiki (1) relações sociais (2) relato (1) religião (3) resenha (2) rio de janeiro (1) ritalina (7) ritalina com bobagem (1) rivotril (1) rotina (2) russel barkley (1) São Paulo (2) saúde (2) Seminário (2) site (1) sono (2) stanford (1) tarefas (2) tasks. listas (1) tda (1) tdah (18) tdah adulto (7) tdah infantil (3) tendência (1) teorias (1) teste (2) trabalho (5) tv (1) viagem (1) viagra (1) vício (1) vida financeira (1) Vídeo (5) vídeos (1) vugnon (1) yoga (2)