O quarto dele era repleto de cartazes, com fórmulas matemáticas e químicas, tudo feito com uma letra bem bonita e com muito esmero.
E eu achava aquilo tudo tão desnecessário, afinal, ele tinha sido um bom aluno até então e não tinha precisado de nada disso! Por quê agora fazer aquela papagaiada toda?
Eu mesma nunca fui adepta desses recursos e hoje vejo o quanto eu poderia ter me beneficiado deles.
TDAHs precisam de estímulo visual, especialmente na hora de se organizar e do aprendizado.
Marca-textos, canetas coloridas, post-its e todos esses artigos de papelaria viraram, enfim, meus melhores amigos.
Eu mesma engatilho muita coisa na minha cabeça através da memória fotográfica. Tem outras pessoas que são mais auditivas, enquanto eu consigo fechar os olhos e lembrar do número da página, do seu cheiro, cor e textura de um livro - embora muitas vezes fosse mais útil lembrar do contéudo. :P
Além dos estudos, no que mais me atrapalho é na organização diária, de compromissos e cumprimento de prazos. Muitas pessoas criam quadros, usando giz ou pilot, mas eu gosto muito de cor!
O ideal pra mim seria mais ou menos isso aqui! |
Mas essa é a dura realidade... |
Antes de sair de casa sempre passo o olho e vejo quais são as obrigações do dia. Cada cor representa uma parte da minha vida. O rosa reservei pra coisas mais íntimas, como eventos de família, consultas médicas e lembretes pessoais. O amarelo fica pras coisas de casa e pros estudos. O laranja são os compromissos do trabalho. E assim eu já fico sabendo se vai ser um dia cheio em casa, no trabalho ou em meio aos livros.
Mas só as coisas mais extraordinárias ficam no calendário. As rotineiras ficam na agenda - de papel e eletrônica - e no gestor de tarefas.
Assim eu me certifico de não perder nenhum compromisso importante porque comecei o dia no automático.
E você, tem algum método visual de organização?
P.S.: Ah! Meu primo finalmente passou no vestibular. Hoje ele é médico. ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Avoadinhos queridos, não sou psicóloga nem psiquiatra. Sou só mais uma TDAH latinoamericana, que já leu muito a respeito e está aprendendo mais sobre si mesma. Coloquem suas dúvidas e eu responderei dentro do que sei e indicarei quem sabe responder melhor, OK?!
Palavras amigas e até mesmo críticas são bem recebidas pela casa ;)
Obrigada!