quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Segredos do cérebro TDAH - parte I

Recebi uma matéria do Ivan Monticelli bem interessante e resolvi postar aqui, mas em partes, até porque eu mesma ainda não consegui ler toda! Hahaha!

Mas é bacana, gente! Vale ler até o final!



TDAH é uma condição confusa, contraditória, inconsistente e frustrante. É impressionante a quantidade de pessoas que vivem com ele todos os dias. Os critérios diagnósticos que foram utilizados para os últimos 40 anos deixam muitas pessoas querendo saber se eles têm o transtorno ou não. Os diagnósticos têm longas listas de sintomas para classificar e marcar. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais tem 18 critérios , e em outras listas de sintomas podem chegar a até 100 características.
Os médicos, inclusive eu, têm tentado estabelecer uma maneira mais simples, mais clara para entender as deficiências do TDAH. Nós temos olhado para a "linha brilhante e resplandecente", que define a condição, explica a fonte da deficiência, e dá a direção sobre o que fazer sobre isso.
Meu trabalho na última década sugere que faltou algo importante sobre a natureza fundamental do TDAH. Voltei para os especialistas sobre a condição - as centenas de pessoas e suas famílias com quem trabalhei que foram diagnosticadas com ele - para confirmar a minha hipótese. Meu objetivo era buscar o recurso que todas as pessoas com TDAH tem, e que as pessoas típicas não têm.
Eu o encontrei. É o sistema nervoso TDAH , uma criação única e especial que regula a atenção e emoções de maneiras diferentes do sistema nervoso em que aqueles sem a condição.
A Zona TDAH
Quase todos os meus pacientes e suas famílias querem largar o termo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, porque descreve o oposto do que eles experimentam a cada momento de suas vidas. É difícil chamar algo de transtorno quando ele dá muitos pontos positivos . TDAH não é um sistema nervoso danificado ou defeituoso. É um sistema nervoso que funciona bem com o seu próprio conjunto de regras. Apesar do TDAH ter uma associação com dificuldades de aprendizagem , a maioria das pessoas com um sistema nervoso TDAH têm QI significativamente acima da média superior. Eles também usam esse QI mais alto de maneiras diferentes do que pessoas típicas. No momento em que a maioria das pessoas com a doença alcance o ensino médio, eles são capazes de resolver os problemas que são difíceis a todos os outros, e podem pular para soluções que ninguém mais viu.
A grande maioria dos adultos com um sistema nervoso TDAH não são abertamente hiperativos. Eles são hiperativos internamente.
Aqueles com o diagnóstico de ter “falta de atenção”. Parece mais que prestam muita atenção a tudo. A maioria das pessoas com TDAH não medicados tem quatro ou cinco coisas acontecendo em suas mentes ao mesmo tempo. A principal característica do sistema nervoso TDAH não é de déficit de atenção, mas a atenção inconsistente.
Todas as pessoas com TDAH sabem que eles podem " ficar na zona  de atenção "pelo menos quatro ou cinco vezes por dia. Quando estão nesta zona, parece que não têm deficiências, e os défices de funções executivas que possam ter tido antes de entrar na zona de atenção desaparecem. TDAH’s (as vezes) sabem que eles são brilhantes e inteligentes, mas eles nunca tem certeza se suas habilidades vão aparecer quando eles precisam. O fato de que os sintomas e deficiências vêm e vão ao longo do dia é o traço definidor de TDAH. Isso torna a condição incompreensível e frustrante.
Pessoas com TDAH principalmente quando na zona de atenção, ficam interessados em, ou intrigados com o que eles estão fazendo. Eu chamo-lhe um sistema nervoso baseado em interesses. Amigos e familiares julgam e  vem isso como sendo comportamento incerto ou auto-boicote. Quando os amigos dizem: "Você pode fazer as coisas que você gosta", eles estão descrevendo a essência do sistema nervoso TDAH.
Indivíduos com TDAH também podem entrar na zona de atenção quando eles são desafiados ou jogados em um ambiente competitivo. Às vezes, uma tarefa nova ou crítica atrai a atenção deles. Novidade é de curta duração, porém, e tudo fica velho depois de um tempo.
A maioria das pessoas com um sistema nervoso TDAH podem envolver-se em tarefas e acessar as suas habilidades quando a tarefa é urgente, tem um prazo a fazer ou podem morrer, por exemplo. É por isso que a procrastinação é uma deficiência quase universal em pessoas com TDAH. Eles querem fazer o seu trabalho, mas não podem começar até que a tarefa torna-se interessante, desafiadora, ou urgente.

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