Sentiram minha falta?
Eu sei que senti a de vocês!
E eu sei que vocês continuam, assim como eu, vivendo o dilema de "como dormir bem".
Recentemente saí de férias e por um milagre, macumba ou obra do destino consegui regular meu sono. Todo dia eu tinha que acordar bem cedo pra conseguir visitar todos os lugares que eu precisava e acabava arrasada no fim do dia. Não chegava a capotar na cama, não. O quê? Tá pensando que ia ser fácil assim, neném!? Nã-nã-ni-na-não!
Óbvio que eu me sabotava e ficava pelo menos (eu disse pelo menos) uma meia hora com o celular na cara, emitindo aqueles raios azuis maravilindos pra dentro dos meus olhos zumbizados, até que eles não aguentavam mais de sono e simplesmente se fechavam. Ou ocorria o pior:
Chama SONO, sua anta. Aceita que dói menos e vai dormir! |
Pois então, nessa rotina eu consegui engrenar o sono. Mas foi só voltar pra casa, passada uma semana já ferrei com tudo de novo. Eita talento pra ferrar com tudo, né? Isso a gente tem! Hahaha!
Ainda assim, tenho algumas dicas pra você que leva fé que um dia eu possa colocá-las todas em prática!
Gaste energia
Exercício físico faz muito bem pra quem tem TDAH! A gente canaliza essa energia motora absurda que temos e de quebra oxigenamos o cérebro, aumentando o foco e diminuindo a tensão e a ansiedade. No fim do dia, o corpo está cansado, a mente mais relaxada, a respiração mais ritmada e aí você já deu o primeiro passo no Caminho de Morpheu.
Desligue tudo
Pelo menos uma hora antes de dormir, desligue essa bagaça toda: tablets, TV, celulares, notebooks e computadores! Esses aparelhos emitem luz na onda azul de frequência de cor, que nos mantém acordados. Logo, você pode começar a desligar esses aparelhos pelo menos uma hora antes de dormir pra diminuir a incidência da luz azul e seus efeitos nocivos contra seu soninho. Você pode buscar aplicativos que diminuem a incidência desses raios azuis para o celular e configurar para que o app seja ativado a partir de uma determinada hora. Mas o ideal seria desligar mesmo o celular, viu?
Meditação
Eu sei, eu recomendo meditação pra tudo, né? Mas é que funciona, gente! Aumenta a concentração, melhora a respiração, postura, diminui a ansiedade e aumenta a qualidade de vida. Nesse caso, se você já tá cansado, já desligou tudo em casa, não custa nada ir pra cama mais cedo, sentar ali confortavelmente e tentar por cinco minutos apenas assistir passivamente seus pensamentos fluírem.
Vale incenso? Vale.
Vale vela? Vale.
Vale música relaxante? Vale.
Vale tomar um banhozinho antes? SUPER VALE!
Ultimamente eu fico imaginando os pensamentos fluindo, como se fossem água estourando de uma barragem: muito volume de água, muita pressão, a água branca feito sabão, uma loucura! Conforme a prática da meditação progride, o volume de água diminui; eu presto atenção na respiração, a pressão da água diminui; meus músculos parecem mais relaxados, a água descendo pela barragem parece mais calma, clara, plácida. Minha respiração está mais calma.
De repente, escoou toda a água da barragem. Caiu a última gota. Um raio de sol brilhou por dentro da gota, me mostrando um mundo inteiro de coisas maravilhosas a explorar amanhã. Eu abri os olhos.
Leitura para dormir
Nesse ponto, se você for ler qualquer coisa, vai te dar sono. Mas procure algo leve pra ler, um livro bobo, que não te engate muito. Ou um daqueles livros que você lé um parágrafo e para pra pensar na morte da bezerra e puf... está contando carneirinhos!
Só nessa foto tem uma porção de dicas pra dormir bem! |
Conta aí nos comentários pra gente!
Lembra que a ferramenta mais importante pro TDAH é a informação! Então, vamos trocar dicas!
Beijos,
Avoada.